Precatórios: Prefeitura de Coruripe publica decreto que regulamenta Lei Municipal nº 1.575/2022 e dispõe sobre Comissão Gestora
Lei Municipal nº 1.575/2022 garante o repasse de 100% do saldo remanescente aos profissionais do magistério que exerceram suas funções no período entre 1997 e 2006, em que ocorreram os repasses a menor do FUNDEF. Comissão irá acompanhar a gestão do processo de levantamento dos servidores beneficiados e de pagamento do abono

Texto: Salmon Lucas
A Prefeitura do Coruripe publicou nesta quarta-feira (19), o Decreto nº 1.282/2022, que regulamenta a Lei Municipal nº 1.575/2022, que trata dos critérios e requisitos para a divisão dos recursos dos Precatórios do Fundef que será rateado entre os profissionais do Magistério que exerceram suas funções no período entre 1997 e 2006. O decreto dispõe ainda sobre a formação da Comissão que irá acompanhar a gestão do processo de levantamento dos servidores beneficiados e de pagamento do abono.
De acordo com o decreto, será repassado aos profissionais do magistério da Educação Básica que estavam em efetivo exercício de suas funções durante o período entre 1997 e 2006, com vínculo estatutário, celetista ou temporário 100% do saldo remanescente do montante recebido pelo Município de Coruripe.
A Secretaria Municipal de Educação irá constituir uma comissão para a gestão de todo o processo de levantamento dos servidores que serão beneficiados e de pagamento do abono. A comissão contará com 01 representante da Câmara Municipal de Vereadores; 02 representantes do magistério de Coruripe indicados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), sendo um ativo e outro inativo; 02 representantes dos profissionais contratados do magistério de Coruripe, que trabalharam na rede pública municipal de ensino entre o período de janeiro de 1998 e dezembro de 2006, indicados pela Câmara Municipal de Vereadores.
A indicação dos representantes da Comissão deverá ser feita em até cinco corridos, após a publicação do Decreto. O presidente e o vice-presidente da comissão serão eleitos entre os representantes dos profissionais do magistério integrantes da comissão. Outro ponto importante é que as atividades desenvolvidas pela Comissão não serão remuneradas.
Sobre o rateio
O valor a ser pago a cada pessoa será proporcional, levando em consideração à jornada de trabalho, aos meses de efetivo exercício e ao cálculo do valor hora-aula em referência.
Os beneficiários que mantêm vínculo com a prefeitura, sejam ativos ou aposentados, receberão o abono diretamente na folha de pagamento, em prazo e forma ainda a serem estabelecidos em regulamento.
Por meio da comissão, será feito um levantamento minucioso dos trabalhadores dessa época que têm direito ao rateio e o valor a ser pago individualmente, conforme sua jornada e período de trabalho. Após conclusão do mapeamento, será estabelecido um cronograma de pagamento, que será devidamente divulgado nos canais oficiais da prefeitura.
Notícias relacionadas

Rede Municipal de Coruripe finaliza ciclo de preparação e entra em contagem regressiva para o SAEB 2025
Avaliações, gincanas e formações marcaram o ano letivo e fortaleceram o aprendizado dos estudantes que se preparam para as provas..jpeg)
Prefeitura de Coruripe presenteia alunos da Educação Infantil ao 5º ano com kits de livros infantis
Projeto “Meu Livro, Meu Presente” promove o incentivo à leitura em crianças de 4 a 10 anos e reforça compromisso com a leitura e a alfabetização
Coruripe recebe visita da Secretária de Estado da Primeira Infância durante a Semana do Bebê
A secretária foi recebida pelo prefeito Marcelo Beltrão. Durante a visita, Caroline conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais do município em uma das creches do programa CRIA.
Final do Concurso de Merendeiras terá representante de Coruripe com prato que une tradição e inovação
Merendeiras qualificadas e valorizadas, transformando a merenda escolar em referência estadual.