Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Workshop tem como tema central boas práticas na educação pública
Texto e fotos: Roberto Miranda
Nos dias 07 e 08 de agosto, o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE) realizará o II Workshop de Educação: Boas Práticas para uma Educação Transformadora. O evento vai reunir diversos palestrantes em discussão sobre os desafios da gestão pública decorrentes das inovações relacionadas à educação.
Dentre os palestrantes convidados, o prefeito Marcelo Beltrão. O gestor vai levar como case aos presentes o êxito da educação pública de Coruripe.
“Recentemente recebemos uma comitiva do estado de Sergipe, incluindo a conselheira do Tribunal de Contas (TCE-SE), Suzana Azevedo. Naquela ocasião, a comitiva veio conhecer o funcionamento da educação de Coruripe. Com o sucesso da nossa educação, recebemos o convite para mostrar em Sergipe as boas práticas, a construção dos indicadores da educação e mostrar como Coruripe vem ao longo do tempo se aperfeiçoando. A iniciativa é muito importante, em contribuir também com a qualidade do ensino para que possa ser expandido para outros municípios. Isso nos deixa muito orgulhosos, levar para um evento importante que vai debater a educação pública o sucesso de Coruripe”, destacou o gestor que participa do Workshop no dia 07.
O evento que será realizado em Aracaju, no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), tem como objetivo reunir conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de Contas, auditores de Controle externo de todos os estados da federação, bem como prefeitos, secretários de Educação, professores e demais profissionais da área.
Os palestrantes abordarão suas experiências no âmbito da gestão pública, com o intuito de impulsionar práticas transformadoras no sistema educacional. Serão abordados temas fundamentais, como a efetividade das boas práticas, as ações do controle externo para o aprimoramento da educação, cooperação e experiência multilateral em prol da educação.
Programação
Dia 07 segunda
08h - Credenciamento
09h - Solenidade de Abertura e Debates;
Márcio Macedo (Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência); Camilo Santana (Ministro da Educação); Fernanda Pacobahyba (Presidente do FNDE); Priscila Cruz (Presidente-Executiva do Todos pela Educação); Eliane Aquino (Secretária Nacional de Renda de Cidadania); Mediação: Cezar Miola (Conselheiro Presidente da ATRICON).
12h30 - Intervalo para Almoço
14h - Painel Efetividade das Boas Práticas;
Thiago de Joaldo (Deputado Federal/SE); Rafael Brito (Deputado Federal/AL); Marcelo Beltrão (Prefeito Municipal de Coruripe/AL); Marcell Moade Souza (Prefeito Municipal de Campo do Brito/SE); Ricardo Abreu (Secretário Municipal de Educação de Aracaju/SE); Mediação: Luis Alberto Meneses (Conselheiro do TCE/SE).
15h30 - Coffee Break
16h - Painel Ações do Controle Externo para o Aprimoramento da Educação;
Carolina Matos (Conselheira do TCE/BA); Cláudio Terrão (Conselheiro Ouvidor do TCE/MG); Rodrigo Coelho (Conselheiro Vice-Presidente do TCE/ES e Presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa - CTE-IRB)
Cezar Colares (Conselheiro do TCM/PA); Mediação: José Carlos Felizola Soares Filho (Conselheiro do TCE/SE).
Dia 08 terça
09h - Palestra As auditorias coordenadas em educação realizadas pelo Controle Externo;
Gilson Soares de Araújo (Auditor de controle externo do TCE/PI)
10h - Painel Boas Práticas dos Ministérios Públicos de Contas no Desenvolvimento da Educação;
Silaine Karine Vendramin (Procuradora de Contas do MPC/PA e Vice-Presidente da AMPCON); Paulo Sérgio Oliveira de Sousa (Procurador-Geral do MPC/RR); João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello (Procurador-Geral do MPC/SE e Presidente da AMPCON); Mediação: Eduardo Santos Rolemberg Côrtes (Procurador do MPC/SE).
11h30 - Painel Cooperação e Experiência Multilateral em Prol da Educação;
Alessandra Gotti (Presidente-Executiva GAEPE-BRASIL); Fátima Gavioli (Secretária de Estado da Educação de Goiás); Gerson Sicca (Conselheiro Substituto do TCE/SC); Mediação: Manoel Humberto Gonzaga Lima (Presidente da UNCME Nacional).
12h30 - Encerramento