Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Equipamento que vai atender 13 mil alunos tem capacidade para armazenar alimentos por três meses
Texto: Roberto Miranda/ Fotos: Dean Almeida
Na manhã desta sexta-feira (08), o prefeito Marcelo Beltrão e a secretária de Educação Cintya Alves, ao lado de diversas autoridades, entregaram à comunidade escolar a moderna Central de Merenda e Capacitação. O equipamento vai atender 13 mil alunos das 22 unidades de ensino e seis extensões. A Central tem capacidade de armazenar alimentos durante três meses.
A novidade é que agora a Educação de Coruripe conta também com uma moderna padaria, com produção de até 2 mil pães diários, além de bolos e biscoitos. O chefe do Executivo destacou a iniciativa da nova Central.
“Há mais de 20 anos que milito na área da educação, e hoje neste setor pude ver pessoas que estavam comigo quando comecei aqui em Coruripe. Então, quero dizer que sempre sonhei em contribuir mais com o nosso município, em trazer mais desenvolvimento através de uma educação de qualidade. E podemos ver que os resultados já são positivos nestes pouco mais de três anos. Essa Central aqui é um equipamento que além da merenda escolar, vai ter cunho social. A gente sabe que têm crianças, que talvez a única refeição seja na escola. Sabemos que isso acontece ainda. Além da alimentação, do cunho social, ela também tem um cunho cognitivo, de poder oferecer na medida certa a quantidade nutritiva que elas precisam”, pontuou o gestor.
E acrescentou: “Essa central aqui vai planejar tudo isso, para que não se tenha perdas, para que não tenha sobras, para que não tenha uma escola recebendo mais que a outra, vamos dar equidade. Então, neste prédio, serão cerca de 50 pessoas que irão trabalhar diretamente, pensando como aproveitar tudo para o bem das nossas crianças”.
A Central de Merenda e Capacitação é dotada de padaria com cozinha industrial, câmara fria para 9 toneladas de alimentos, 02 depósitos para alimentos secos e cereais, 01 sala de recebimento e distribuição de hortifruti e um 01 setor de higienização de alimentos. Além de 02 salas para capacitação, 01 espaço para treinamento, 01 recepção, 01 refeitório, salas de gestão e equipe de nutrição.
“Eu gostaria de agradecer primeiramente aos agricultores familiares do município por contribuir com a entrega dos hortifrutis, produtos da melhor qualidade para os nossos alunos. Eu gostaria também de agradecer a equipe da fábrica de móveis do município, por contribuir com a adequação do espaço da melhor forma possível e com os móveis. Bem, precisávamos muito de um espaço como esse. O setor de merenda funcionava em uma garagem e a gente não conseguia estocar o material necessário de cereais e de hortifrutis. Agora, estamos com um espaço adequado para atender os 13 mil alunos. Também deixar claro que a cozinha industrial está de portas abertas para as outras secretarias, para as associações que queiram usar para fazer capacitações. Queria também agradecer a todos vocês que fazem a educação do nosso município ser séria e de qualidade. Meu muito obrigada”, comemorou a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves.
A diretora da Central de Merenda e Capacitação, Ideuva Silva, agradeceu pelos investimentos, uma iniciativa jamais vista no município. “Essa gestão é visionária. Nunca imaginei que este sonho se tornaria realidade. Uma honra fazer parte dessa reconstrução. Quero deixar meus agradecimentos também por fazer parte desta mudança. E ao prefeito Marcelo Beltrão, quero dizer que estou aqui para contribuir em elevar cada vez mais a qualidade do ensino do nosso município. Todos estão de parabéns”, finalizou.