Prefeitura de Coruripe realiza Avaliação de Fluência em Leitura com alunos do 2º ano do ensino fundamental

Foto

A prova acontece nos dias 08 e 09 de setembro na unidade escolar onde o aluno estiver matriculado


 

Texto: Anne Rose| Foto: Arquivo

As escolas estão sendo preparadas com todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de Saúde Pública para receber os alunos na retomada das aulas de forma híbrida, mas, antes acontecerá uma avaliação muito importante para os estudantes da rede municipal de ensino. 

Nos dias 08 e 09 de setembro será realizada nas escolas da rede municipal a Avaliação de Fluência em Leitura 2021, para os mais de 800 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. A prova tem como objetivo identificar as principais dificuldades das crianças, para que seja possível desenvolver ações que reforcem o processo de alfabetização. 

Essa iniciativa faz parte do Programa Escola 10 norteada pelo Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

O secretário de Educação de Coruripe, Djalma Barros, ressaltou a importância da avaliação para o ajuste do planejamento a ser trabalhado e destacou que serão seguidos todos os protocolos sanitários. 

“A avaliação de fluência é muito importante e irá nos ajudar a direcionar melhor as práticas aplicadas em sala de aula e o planejamento a ser trabalhado pelos diretores, coordenadores e toda equipe da Semed, onde o foco é o desenvolvimento do aluno. Gostaríamos de pedir a colaboração dos pais e responsáveis para que levem suas crianças para realizar a avaliação. As escolas estão sendo preparadas para receber estes alunos segundo todos os protocolos sanitários, pontuou ele.

Ainda de acordo com secretário, após a avaliação de fluência e a partir dos resultados, é possível que novos projetos de reforço, formação de professores e outras ações sejam ampliados.

“Essa medida é fundamental para diminuir a defasagem no aprendizado, em parte provocada pelo ensino remoto. O prejuízo é incalculável, mas é preciso investir esforços para recuperar o tempo perdido”, frisou Djalma. 

Edvânia Lessa, que faz parte da Coordenação das Séries Iniciais (1º ao 3º) explicou como funciona o teste. 

“A avaliação será feita em sala de aula, de forma individual e, geralmente, dura cerca de 10 minutos. O aluno precisa ler palavras e trechos de textos ao lado de um professor, que gravará o seu desempenho em um aplicativo de celular. Após a realização do teste, o próprio sistema analisa alguns critérios, como fluidez e capacidade de interpretação de texto”, destacou.

Compartilhe: