Prefeitura de Coruripe realiza Caminhada da Pessoa com Deficiência e da Paz

Foto

A ação reforça a luta pela inclusão da pessoa com deficiência 


Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda 

A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Educação realizou na terça-feira (18), a Caminhada da Pessoa com Deficiência e da Paz. O evento reuniu cerca de 300 participantes entre pessoas com deficiência e suas famílias, organizações da sociedade civil, alunos das escolas municipais e comunidade em geral. 

Cartazes, faixas e muita alegria agitaram a caminhada que percorreu um trecho da Rua Lindolfo Simões, passando pela Izaías Aranda até chegar à praça Dr. Castro Azevedo onde, além do encontro de todos, contou também, com homenagens e apresentações dos alunos das escolas dos Eixos Centro, Praias e Pindorama. 

A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Elizangela de Castro, destacou a importância da Caminhada como ferramenta de valorização da pessoa com deficiência. 

“A inclusão é um processo, que tem que ser galgado dia após dia e quando saímos na rua nós damos voz às crianças, idosos, deficientes e a todos. É importante mostrar para a sociedade que vivemos em mundo diverso, onde ninguém é igual a ninguém e é preciso respeitar as diferenças. Gostaria de agradecer e parabenizar a todos que nos ajudaram a realizar esse evento, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura e a todos que contribuíram para que pudéssemos mostrar a importância dessa causa”, ressaltou a coordenadora. 

A pedagoga e responsável pela Educação Inclusiva no município, Monalisa Albuquerque falou com entusiasmo do Centro de Referência Inclusivo as Pessoas com Deficiência que será implantado em Coruripe.  

“Estou muito contente em poder participar desse evento tão lindo e trazer boas notícias, em breve o nosso Centro será inaugurado e atenderá cerca de 250 pessoas com atendimento multidisciplinar, além de diversas salas com padrão de referência para prestarmos os melhores serviços à nossa população. Tenho certeza que esse projeto irá contribuir muito para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas com deficiência em nosso município. Quero agradecer ao nosso prefeito Marcelo Beltrão por ser um gestor tão sensível a essa causa”, completou.  

A presidente da Associação Meu Mundo Tea, Audeane Cezár, destacou a importância das ações realizadas pela prefeitura no fortalecimento da causa. 

“Estamos muito felizes com a visibilidade e assistência que a prefeitura através da secretaria de Educação e Saúde tem dado a nossa causa, tudo isso tem despertado nos pais mais interesse em buscar o atendimento adequado e enxergar o potencial que existe dentro de cada pessoa com autismo. Essa ação de hoje é um marco importante pós-pandemia, pois fez com que muitos pais tirassem seus filhos de casa e trouxessem para os espaços públicos, para que juntos pudéssemos fortalecer a luta da pessoa com deficiência”, encerrou.

Compartilhe: