Capacitação além de ensinar sobre a uso nas receitas dos produtos da
agricultura familiar local, também mostrou como evitar o desperdício de
alimentos e o valor nutricional dos ingredientes
Texto: Alê Araújo – Estagiário sob supervisão
A Prefeitura de Coruripe, em conjunto com o Sebrae, realizou oficina presencial sobre técnicas culinárias com as merendeiras das escolas do município. A oficina faz parte de um concurso promovido pelo Sebrae, com o objetivo de estimular a ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar e melhorar a qualidade do cardápio escolar
O concurso irá reconhecer e premiar as merendeiras que criarem melhores receitas utilizando produtos da agricultura familiar dos municípios em que elas trabalham.
Dez merendeiras da rede escolar do município participaram da oficina. A capacitação foi realizada na Escola José Buarque pela instrutora do Sebrae, Tina Purcell. Os participantes conheceram algumas técnicas culinárias e a elaboração de receitas.
"Conhecer as técnicas básicas de cozinha facilita o dia a dia de todos que estão envolvidos na preparação do que será servido para as crianças. Neste processo, quando há conhecimento, existe também a possibilidade de preparar uma refeição mais nutritiva, saborosa e com aproveitamento integral dos ingredientes, reduzindo, inclusive, o desperdício”, pontuou Tina Purcell, instrutora e Gerente de Gastronomia e Turismo do Senac.
A merendeira Ângela Maria, da Escola Liege Gama Rocha, que participou da capacitação, agradeceu pela oportunidade oferecida:
“Foi um curso maravilhoso, um dos melhores que o município já trouxe. Aprendi a preparar muitas receitas que eu não sabia e também aprendemos a importância de aproveitar o máximo do alimento. Achei muito importante pra nossa profissão. A capacitação é sempre bem-vinda. Que venham outras para ampliar nossos horizontes”.