Fragmentos de óleo começaram a aparecer
na Praia da Lagoa do Pau no final de Setembro
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Meio Ambiente reuniu nesta quinta-feira (06), representantes da Secretaria de Limpeza Pública, Gerência de Turismo, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jequiá da Praia, Instituto Biota, Instituto Amigos da Natureza e Instituto Eco Mangue para discutir ações de monitoramento e combate às manchas de óleo nas praias do município.
Os representantes das instituições que atuam na área ambiental no município discutiram medidas como o monitoramento diário e a limpeza das praias, além da destinação correta dos resíduos. Os fragmentos de óleo começaram a aparecer na Praia de Lagoa no Pau no final de Setembro e desde então a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto com órgãos competentes vistoriam e monitoram as praias.
A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno falou sobre o trabalho que vem sendo realizado e tranquilizou a população. “Desde o aparecimento dos fragmentos de óleo estamos monitorando as praias e agora iremos intensificar junto com essas instituições parceiras o trabalho de limpeza dessas áreas. Ressaltamos que as aparições são pontuais e não há motivos para a população se preocupar, pois estamos atentos”, destacou a secretária.
A prefeitura aguarda o resultado da análise que está sendo feita no material recolhido nas praias do município. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Sistemas de Separação e Otimização de Processos (LASSOP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A análise será feita também pelo Laboratório de Aquicultura (LAQUA) e Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais (LPqRN).
Para possíveis dúvidas que surgirem sobre o
aparecimento de fragmentos de óleo nas praias da região, entrar em contato com
a Secretaria de Meio Ambiente de Coruripe através do número (82) 3273-1693.