Capacitação tem como objetivo que educadores aprendam noções básicas para atender as crianças em casos de incidentes
Texto: Leila Cristhina / Fotos: Cidcley Ferreira
A Prefeitura de Coruripe por meio Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância ( SECRIA), promoveram na manhã desta terça-feira (22), uma ação de preparação que cumpre exigência da Lei 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas para educadores da Creche Cria Andrea Gomes Souza. A capacitação ocorreu no Centro de Educação Infantil Professor Manoel Cecílio de Jesus e Alexandre dos Santos Oliveira, com o objetivo de que aprendam e sejam multiplicadores de noções básicas em Primeiros Socorros em casos de incidentes.
O treinamento realizado por técnicos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió uniu profissionais de outras unidades como professores, auxiliares de professores, recreadores e vigilantes para fortalecer a rede de proteção à criança. Na programação da capacitação ministrada por Jack Emerson, médico e instrutor NEP, a equipe recebeu orientações sobre engasgo, parada cardíaca, crises convulsivas, entre outros.
“A Lei Lucas torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e demais funcionários de escolas de ensino básico públicas e privadas, eles precisam estar preparados. A ideia é que estes profissionais possam também reproduzir e multiplicar esse conhecimento para outras pessoas e não vai servir só para o ambiente educacional, mas também, em casa, na igreja, na comunidade. É fundamental para prestar os primeiros atendimentos até a chegada de uma equipe especializada", explicou Maria Goretti Bastos, assistente social do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Para Izabelle Lessa, coordenadora da Creche Cria Andrea Gomes Souza, essa formação ofertada é de total importância para o início das aulas na Creche. "Estaremos preparados para agir com nossas crianças no caso de uma situação adversa”, disse.
Ao final do curso cada participante recebeu um certificado pela conclusão da Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros.
Creche Segura
O Projeto Creche Segura cumpre exigência da Lei 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, em que é obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados, da Educação Básica, bem como, de estabelecimentos de recreação infantil. A legislação é uma homenagem ao caso do estudante Lucas Begalli, de 10 anos de idade, que morreu por não ter recebido os primeiros socorros.
Em 2017, o estudante participava de um passeio promovido pela escola particular onde estudava, no interior de São Paulo, e se engasgou com um pedaço de salsicha que estava dentro de um cachorro quente. Na ocasião, não havia ninguém que soubesse fazer a manobra do desengasgo e, mesmo tendo sido socorrido pelo SAMU e levado para o hospital, o garoto foi a óbito dois dias depois.