Programa Capacita Coruripe inicia série de palestras e oficinas para profissionais da Educação

Foto

A primeira ação foi voltada para gestores, coordenadores e equipe técnica com foco nas ações de recuperação da aprendizagem 

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda  

A Secretaria de Educação (Semed) iniciou nesta quinta-feira (03), as ações do Programa Capacita Coruripe que visa capacitar mais de 1600 servidores da educação. As oficinas que contemplam palestras irão fortalecer a recuperação do ensino-aprendizagem, prejudicado pelo afastamento dos alunos das salas de aulas devido a pandemia da Covid-19. 

A primeira atividade do programa foi uma palestra, e aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Coruripe para gestores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da secretaria. 

A palestra que foi dividida em dois momentos e ministrada pelo professor e doutor em Educação, Júlio Furtado, teve como tema: Desafio da Gestão Escolar no Retorno às Aulas Presenciais e Planejamento, Currículo e Aprendizagem na Escola Pós-Pandemia. 

O secretário de Educação, Marcos Beltrão, falou sobre a importância de desenvolver um programa de capacitação para fortalecer a recuperação da aprendizagem. 

“O Capacita Coruripe é um dos programas que iremos trabalhar esse ano na educação básica, ele é um dos pilares que irá ajudar a reconstruir a educação em nosso município. Ainda estamos vivendo esse momento desafiador e os nossos profissionais precisam se capacitar constantemente para correr atrás do prejuízo deixado pela pandemia”, explicou o secretário. 

O palestrante Júlio Furtado, falou da importância da abordagem dos temas com os profissionais, para contribuir com o resgate da aprendizagem dos alunos, que segundo ele vai ser gradual. 

“Não podemos pensar nessa recuperação como algo que irá acontecer instantaneamente, devido a todos os fatores observados ela acontecerá de forma gradual à custa de muito trabalho de toda a rede que compõe a educação. Por isso é tão importante levar os gestores e coordenadores em especial, a pensar na grande responsabilidade que eles têm nesse momento de recomposição de aprendizagem, visto que precisamos tentar aproximar o aluno do nível que ele estava antes da pandemia”, pontuou Furtado. 

A gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha destacou que outras atividades do Capacita Coruripe seguirão acontecendo. 

“Hoje estamos fazendo a abertura das ações desse programa tão importante para fortalecer esse novo momento que estamos vivendo, porém iremos trabalhar diversas atividades ao longo do ano. Ainda em março, nos dias 21 e 22 continuaremos com oficinas e palestras que contemplarão outros profissionais da educação, para que juntos possamos pensar em ações de recuperação do ensino-aprendizagem”, ressaltou a gerente.

 

Compartilhe: