São 930 famílias beneficiadas com até 600 quilos, o que pode resultar em até 4 milhões circulando na economia
Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
Em sua terceira edição, com 930 famílias beneficiadas, o prefeito Marcelo Beltrão, ao lado do secretário de Agricultura, acompanhou nesta quarta-feira (09), o último dia da colheita do feijão. A estimativa deste ano do projeto que acontece em parceria com a Usina Coruripe é que ultrapasse 5 toneladas da leguminosa.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância do programa e a felicidade com o sucesso de mais um ano. “Estou muito feliz com a safra deste ano. Estamos com uma previsão de colheita que pode ultrapassar 5 toneladas de feijão. Isso pode significar que cada família vai levar para casa até 600 quilos. Um programa que tem contribuído muito em levar alimento à mesa de centenas de pequenos agricultores familiares de Coruripe. Vamos agradecer a Deus por mais um ano de muito sucesso do Projeto Maná. Todos estão de parabéns”, comemorou.
Nesta edição, estão sendo beneficiadas 930 famílias de várias regiões de Coruripe. Foram investidos pelo Município cerca de 400 mil com a compra de sementes, plantio, transporte dos agricultores, apoio técnico e o uso dos equipamentos agrícolas.
“Este ano conseguimos aumentar a área. Com isso, a colheita pode ultrapassar 5 toneladas. Investimos algo em torno de 400 mil, que vai resultar em 4 milhões girando na economia de Coruripe. Isso mostra o trabalho sério da administração em apoiar o pequeno agricultor. Além de colocar alimento na mesa de centenas, faz gerar renda também para quem precisa”, enfatizou o secretário de Agricultura, Victor Oliveira.
Unidos no amor e na colheita
Mais 35 anos de casados, 18 filhos (09 vivos) e 15 netos, o casal de agricultores, Jorge Luiz Barros, 63 anos e Eliene Vieira Barros, 65 anos, era só alegria ao arrancar da terra o feijão que vai ajudar a alimentar toda a família.
“Quero agradecer primeiramente a Deus por este feijão que vai ajudar a colocar comida da mesa da minha família. Depois, quero agradecer a vocês (administração) por criarem este projeto que beneficia muita gente que precisa. O feijão tá caro e com essa colheita além da gente guardar um pouco para comer, podemos também negociar uma parte para comprar outros alimentos, a mistura. Muito obrigado meu Deus por tudo”, agradeceu o agricultor segurando ramas de feijão com as duas mãos e apontando para o céu.
No próximo sábado (12) vai acontecer a festa do Projeto Maná, que será no Clube da Afusco, no Pontal de Coruripe, a partir das 11h. A confraternização marca o encerramento e o sucesso de mais uma edição do programa de geração de emprego, renda e segurança alimentar.