Alunos passaram por uma verdadeira maratona de preparação
Texto: Salmon Lucas Foto: Roberto Miranda
Os estudantes do 5º e 9º ano da rede de ensino de Coruripe, depois de muita preparação orquestrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), participam durante esta semana da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021. A próxima etapa será no dia 03 de dezembro.
O SAEB tem como objetivo avaliar a qualidade da educação dirigida aos alunos de escolas estaduais e municipais. O resultado do teste fornece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.
Os estudantes de Coruripe participaram de uma verdadeira maratona para chegarem no teste afiados. Aos sábados foram realizados aulões, com reforço de português e matemática. A ideia dos aulões foi uma alternativa encontrada pela Semed para compensar os prejuízos que a pandemia provocou nos quase dois anos de ensino remoto.
Outro método intensivo utilizado foi a primeira edição da Olimpíada Pró-Saeb no município. A competição foi dividida em duas etapas e começou no dia 30 de setembro, em formato on-line, pela plataforma Google Forms. A segunda ocorreu no dia 20 de outubro, presencialmente, apenas com os finalistas.
A iniciativa buscou, como intuito principal, analisar o desenvolvimento dos estudantes quanto à proficiência em português e matemática.
Outra ação inédita foi a aplicação de simulados, que contaram com o conteúdo programático da prova SAEB. Todos os estudantes do 5º e 9º ano fizeram os testes, que ocorreram nos dias 13 e 14 de outubro, presencialmente, nas escolas municipais.
Aulões, Olimpíada Pró-Saeb e simulados somam-se aos esforços da Secretaria Municipal de Educação de Coruripe, que estão inseridos no Pacto pela Educação, criado para planejar e executar ações voltadas à recuperação da aprendizagem dos alunos, com a participação de todos os atores intervenientes envolvidos: gestores, professores, pais e estudantes.
“Todas essas ações da pasta e das escolas garantirão a diminuição da evasão e reprovação, aumentará a frequência dos estudantes e, consequentemente, a meta do IDEB 2021. Inclusive, o tema do nosso IDEB 2021 é ‘SAEB em ação, escolas em evolução – revolucionando práticas pedagógicas para o futuro da educação’. Pensamos nesse tema visando a tecnologia, a cultura digital em que estamos inseridos, pois não podemos focar em problemas, mais importante é o foco nas soluções”, explicou Bartyria Barbosa, articuladora de Ensino Semed.
Sobre o Saeb
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada.
Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno.
Além
disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no
Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas
educacionais.