Capacitações e visitas ocorreram durante uma semana em escolas da rede municipal
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
A equipe da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (Rbac) esteve em Coruripe na última semana, com o objetivo de realizar visitas técnico/pedagógica nas escolas municipais e oficinas criativas com gestores e coordenadores da rede.
A rede municipal de ensino de Coruripe foi selecionada em julho deste ano pela RBAC, apoiada pela Fundação Lemann, para a implementação do Programa Escolas Criativas, em parceria com a Fundação LEGO.
O programa tem como objetivo fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 6 a 14 anos.
Ana Lúcia de Oliveira, integrante da área de Adoção Sistêmica da Rbac, falou sobre a visita. “Trouxemos para Coruripe uma vasta programação nas áreas técnico/pedagógica com o objetivo de engajar a rede municipal de ensino nos moldes da aprendizagem criativa. Onde realizamos oficinas de mão na massa, que leva os participantes a pensar na escola dos sonhos com imaginação e criatividade”, pontuou.
A coordenadora e articuladora de ensino, Clemilda Damião Freitas, da Escola Gutemberg Brêda Neto, ressaltou que as oficinas ofertadas pela Rede Brasileira de Aprendizagem vieram para agregar e elevar o nível da educação municipal. “Os momentos vividos nessas oficinas somam de uma forma ímpar com o trabalho que já é desenvolvido em Coruripe. Todo esse conteúdo veio para agregar e mostrar que através da aprendizagem criativa, podemos incentivar e motivar os nossos alunos a serem protagonistas da sua própria história”, encerrou a coordenadora.
Sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
É um movimento que une educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, estudantes e organizações para promover e apoiar práticas educacionais mão na massa, criativas, relevantes e inclusivas por todo o Brasil.