A ação contou com a realização de testes rápidos, aplicação de vacinas e distribuição de preservativos
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
A Secretaria de Saúde de Coruripe realizou nesta quinta-feira (15), na Unidade de Saúde do Centro (UBS) uma ação em alusão ao “Dezembro Vermelho”, que é o mês de conscientização e combate à Aids e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Foram oferecidos à população testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C, além de vacinas contra a Meningite e Influenza (gripe), entrega de panfletos educativos e distribuição de preservativo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2017, 940 mil pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV e 1,8 milhão foram infectadas pelo vírus. Isso equivale a 5 mil novos casos todos os dias. Atualmente, cerca de 40 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo. Destas, quase 2 milhões são crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade.
Nelcy Deyse procurou a UBS para vacinar sua filha Joana de 21 anos, que é deficiente e já teve meningite quando era criança.
“Procurei a Unidade para fazer os testes rápidos e também trouxe minha filha para atualizar o cartão de vacina, em especial para tomar a vacina contra a meningite que é uma doença muito séria, a qual ela foi acometida quando tinha 7 meses e ficou com muitas sequelas, inclusive deficiência mental. Sofremos muito por conta desse problema da Joana. Mas Deus nos ajudou e hoje faço o possível para manter a saúde dela em dia, em especial com as vacinas. Faço um apelo aos pais e responsáveis que vacinem seus filhos, façam o possível para protegê-los, pois a meningite é uma doença grave e quando não mata deixa sequelas graves”, ressaltou a mãe da Joana.
A diretora de Imunização da Secretaria de Saúde de Coruripe, Danielly Cunegundes, explica como a vacinação vem acontecendo no município.
Hoje estamos realizando essa ação sobre um tema tão importante, que é a conscientização e combate à Aids e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Estamos com testes rápidos, vacinas contra a gripe e meningite, distribuição de preservativos, além de orientação à população sobre a temática. Vale ressaltar que as Unidades de Saúde estão aptas a realizarem os testes rápidos, é muito importante que a população busque informações com os agentes de Saúde sobre a realização e procurem as UBSs para mais esclarecimentos”, encerrou a diretora.