Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.

Programa vai percorrer todos os postos de saúde levando diversas especialidades
Texto e fotos: Roberto Miranda
Zerar a demanda reprimida e levar aos coruripenses diversas especialidades médicas, exames que no passado eram distantes de alcançar a todos. Esse o propósito do Saúde Tem Pressa. Em mais uma edição, toda a equipe foi até o povoado Barreiras e na comunidade, em apenas um dia, foram mais de 250 atendimentos. Alguns pacientes tiveram pela primeira vez acesso a consultas especializadas.
É o caso do operador de máquinas pesadas, Eleilton Ferreira, 53 anos. O profissional aproveitou a oportunidade na última segunda-feira (29) e procurou atendimento especializado com a nutricionista Kelly Lima.
“Tenho certeza que estou acima do peso, até pela minha estatura. Isso já começa a refletir no meu dia a dia. Até dores na coluna já estou. Também costumo ter refluxo no período da noite. Aproveitei o momento para buscar ajuda de um nutricionista. A idade chega e o corpo começa a cobrar. Tenho certeza que vou sair daqui orientado e com os cuidados que preciso ter daqui pra frente. Parabéns à prefeitura levar ao alcance da população especialidades que se tivéssemos que pagar seria difícil para nós”, explicou.
De acordo com a coordenadora de Regulação da Secretaria de Coruripe, Patrícia Albuquerque, a procura tem sido satisfatória e o objetivo do programa vem sendo alcançado.
“O programa tem como principal objetivo reduzir a demanda reprimida. Detectamos isso quando iniciamos a gestão. Existiam muitos exames e consultas que a população estava tendo dificuldade de alcançar. Após o levantamento, começamos a trabalhar com esse objetivo e surgiu o programa para ofertar diversas consultas especialidades e exames. Afinal, o poder público tem por objetivo proporcionar qualidade de vida à população. Isso a gestão do prefeito Marcelo Beltrão vem buscando alcançar e tem conseguido”, afirmou.
Outro paciente da Unidade de Saúde da Família José Severino dos Santos, localizada no povoado Barreiras, pela primeira vez, teve acesso a uma consulta especializada. A dona de casa Maria Zenaide é estudante do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), no período noturno. Com aulas, começou a ter dificuldades com a visão e percebeu a necessidade de ir ao oftalmologista.
“Ainda não tinha notado que existia algum problema de visão. Para mim era tudo normal. Só percebi quando comecei a estudar de noite. Vi que tinha dificuldade para enxergar bem. Estava esperando a oportunidade para fazer o exame. E hoje (dia 29) apareceu a oportunidade e de graça. Os agentes de Saúde nos informaram sobre o programa e quais as especialidades teriam. Todos estão de parabéns por essa iniciativa”, finalizou a dona de casa, que pela primeira vez teve acesso a uma consulta oftalmológica. Só nesta edição no povoado Barreiras, foram 108 consultas.
Balanço de um dia de atendimento
Nesta edição do programa Saúde tem Pressa foram 276 atendimentos, divididos em: Oftalmologista: 108; Urologista: 45; Psicólogo: 07; Nutricionista: 13 e exames laboratoriais: 59. Além de consultas psiquiatras 14 e 30 testes rápidos.

.jpg)


.jpeg)