Secretaria de Educação leva palestras e rodas de conversa sobre o Agosto Lilás para as escolas municipais

Foto

A primeira escola a receber foi a Cláudio Daniel Gama Amorin, na parte alta da cidade

Texto: Anne Rose/Fotos: Roberto Miranda

 A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nessa segunda-feira (22), pela Escola Cláudio Daniel Gama Amorin um ciclo de palestras e rodas de conversas sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher.

 A ação que conta com palestras sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher, roda de conversa e apresentações teatrais, será levada para todas as escolas da rede municipal de ensino que tenham turmas de 6º ao 9º ano.

 A gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha explicou que a temática será inserida na grade curricular das escolas da rede municipal.

“Essa atividade de hoje não é apenas uma campanha pontual, mas com essa ação estamos dando o ponta pé inicial para a proposta de um trabalho continuo nas escolas da rede a cerca dessa temática. Inserindo a discussão na grande curricular e levando assim os nossos alunos a serem multiplicadores das informações na sociedade”, pontuou Fabiana.

 A psicóloga da Semed, Rayana Fernandes enfatizou que a ação tem o objetivo de mostrar aos alunos como identificar os tipos de violência e as formas de denunciar.

 “Estou junto com meus colegas, o psicólogo Iago Barros e a assistente social Aracely Ramalho levando essas palestras e rodas de conversa para os alunos, com o objetivo de mostrar os cinco tipos de violência e os meios corretos de denunciar, que hoje pode acontecer de forma anônima”, ressaltou Rayana.

 A aluna do 8º ano, Ana Beatriz disse que aprendeu muito na palestra e pretende repassar o conhecimento.

 “Considero muito importante a discussão desse tema nas escolas para conscientizar, pois muitas mulheres e meninas podem sofrer algum tipo de violência e nem saber. A informação é fundamental em especial para os meninos, para que aprendam a ser homens melhores no futuro. Pretendo levar o que aprendi aqui e conversar com as meninas da minha rua, que hoje sei que elas passam ou já passaram por algum de violência, mas ainda não sabem como agir”, frisou a adolescente de 13 anos.

 Jeferson Vieira, aluno de 13 anos assistiu a palestra e interagiu dizendo que essa temática essencial e que já presenciou cenas de violência, mas não soube como agir

 “Acho muito importante a secretaria de Educação trazer essa pauta para as escolas, pois muitos de nós convivemos com a violência dentro de casa e não sabemos como agir. Eu sei o quanto é triste e desconfortável viver momentos assim, pois já vivi dentro da minha casa, hoje compreendo e tento levar a informação para outros amigos para evitar que no futuro eles se tornem agressores”, destacou ele.

 O momento contou com alongamento realizado pela educadora física da Semed, Rayara Beltrão e uma encenação teatral feita pelos alunos do Programa AABB Comunidade, que encantou os presentes. 

Compartilhe: