Programa de educação continuada acontece durante todo o ano
Texto: Leila Cristhina / Fotos: Dean Almeida
A Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Educação realizou nos dias 20 e 21 de junho a segunda etapa do Programa Capacita Coruripe, projeto de educação continuada que é realizado durante todo o ano. Essa edição é uma preparação para reflexão de resultados já desse primeiro semestre, os trabalhos serão conduzidos pela empresa Learning Set.
Na manhã desta terça-feira (20), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal - Campus Coruripe), aconteceu uma reflexão sobre os Indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023 (Saeb) com o prof. Me. Michael Gandhi para gestores, diretores e coordenadores. Já no auditório da Semed pela manhã e tarde o momento de estudo foi sobre os princípios característicos do Transtorno do Espectro Autista -TEA e Deficiência intelectual- DI, ministrada pelo psicólogo Wenedes Santana.
“Enquanto rede a gente sabe da preocupação com relação a essa recomposição da aprendizagem principalmente na área da matemática e ela está sendo ajustada. É o segundo ano pós pandemia. O que tem norteado a rede são os indicadores e avaliações internas, eles foram os responsáveis pelo direcionamento para o planejamento dessa formação que envolve cerca de 800 profissionais entre diretores, coordenadores, professores e auxiliares de sala”, disse a secretária de Educação Cintya Alves.
Esse é o primeiro de quatro momentos voltados para um intensivão na preparação do Saeb, principalmente para os dados que a Semed já tem que é o seu bom desempenho. Nessa etapa serão reforçados pontos com a rede educacional para ter um aumento no índice.
Na quarta-feira (21) o foco foi o professor, voltado para recomposição da aprendizagem, principalmente na área da matemática, algo que a equipe quer refletir no fundamental 1 e 2 e fazer um trabalho transdisciplinar onde estarão envolvidas outras disciplinas do fundamental 2. A proposta é fazer um trabalho integrado entre elas para recompor a aprendizagem perdida.
Rodrigo Gluck, psicólogo e sócio da empresa Learning Set destaca que a equipe chega com profissionais com experiência no processo avaliativo. “Sabemos que Coruripe já é um município que trabalha com excelência, e para cada vez mais melhorar o seu índice a colaboração desses professores vai potencializar essa excelência”, enfatizou.
Para Caio Rodrigo, gestor de Escola de Educação Básica Vereador José Wilson o diálogo favorece o conhecimento. “A estrutura planejada faz uma promoção do diálogo de todo aparato técnico, o que favorece com que os conhecimentos e vivências sejam exitosos para os avanços da educação básica”, concluiu.
O Sistema de Avaliação
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por
meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em
uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem
demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de
uma série de informações contextuais.