Secretaria de Saúde de Coruripe cria comitê de enfrentamento ao mosquito da Dengue

Foto

Município fecha o mês de junho com 28 casos e 69 em investigação 

 
Texto:
Roberto Miranda/ Fotos: João Alexandre
 
Buscando reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, a Secretaria de Saúde, criou nesta quinta-feira (27), um Comitê de Enfrentamento envolvendo várias secretarias. Ao todo, oito pastas irão realizar diversas ações entre as zonas urbana e rural, buscando conscientizar e alertar todos os moradores sobre a doença e os seus perigos.
 
De acordo com a diretora de Endemias, Zoonoses e de Doenças de Transmissão Vetorial, Ana Carolina, a criação se fez necessária diante do período chuvoso, onde os números aumentam significativamente. Fechando o mês de junho, Coruripe registra 28 casos confirmados e 69 em investigação.
 
“Hoje tivemos a primeira reunião para formação do Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. A iniciativa se faz necessária pelo aumento dos casos no nosso município. Então, precisamos discutir de uma forma ampla, multisetorial para que a gente consiga alcançar esse enfrentamento e reduzir este avanço, para que não alcancemos uma situação de risco e de casos graves”, explicou.
 
O Comité é composto pelas Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, Serviços Públicos, Limpeza Pública, Tributos e Comunicação.
 
“Essa união busca a contribuição de todas as secretarias para enfrentarmos o aumento de casos de Dengue. Então, também é importante que a gente chame a população, que a gente alerte para os cuidados necessários para este período. A população também é responsável, desta forma podemos alcançar o controle se cada um cuidar da sua casa, não deixando lixo em áreas abertas, fazendo a limpeza das caixas d'água, tampando as caixas d'água, limpeza de calha, não deixando nenhum recipiente com água parada, desta forma estamos eliminando possíveis focos do mosquito. Todos precisam contribuir neste momento de luta”, encerrou a diretora.
 
Em caso de dúvidas e sintomas como dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre e dor de cabeça, o paciente deve se dirigir até a sua Unidade de Saúde de referência. Nos Postos de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), existem equipes preparadas para atender e realizar os exames necessários.
Compartilhe: