Secretaria de Saúde de Coruripe promove capacitação sobre tuberculose para médicos e enfermeiros

Foto

O treinamento foi focado na realização do diagnóstico precoce e atualização dos profissionais em relação à doença

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida 

Com o objetivo de fortalecer a realização do diagnóstico precoce e atualizar médicos e enfermeiras da Atenção Primária à Saúde, a Secretaria de Saúde de Coruripe realizou em seu auditório nesta quarta-feira (07), uma capacitação sobre tuberculose. O treinamento foi oferecido aos profissionais através de uma parceria com a Área Técnica de Tuberculose do Governo de Alagoas. O setor é quem leva as capacitações para os municípios, sobre busca dos sintomáticos respiratórios, diagnóstico precoce, acompanhamento do tratamento, avaliação dos contatos, preenchimento dos formulários pertinentes à tuberculose e notificações dos casos da doença na cidade. 

A médica pneumologista do Serviço de Referência de Tuberculose do Estado de Alagoas, Fátima Alécio, alertou que a tuberculose é uma doença séria e que precisa de atenção. 

“Sabemos que a tuberculose é um grande problema de saúde pública, portanto os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) precisam estar preparados para receber os pacientes e tratá-los de maneira adequada. De uma forma geral, nós alertamos que o paciente que tiver com tosse por mais de duas semanas deve procurar sua UBS para ser avaliado, uma vez procurando esse atendimento, os profissionais de Coruripe estão capacitados para realizar o diagnóstico precoce, e indicar todo tratamento e acompanhamento de forma gratuita. Para que assim possamos ter um mundo melhor, um mundo sem tuberculose, que é uma doença séria e que ainda acomete muita gente”, explicou a médica. 

A Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Coruripe, Gilvana Xavier, destacou a importância do treinamento. 

“Esta atualização é muito importante para o atendimento e cuidado com a pessoa com tuberculose, desde a identificação de sintomas respiratórios a realização do tratamento e acompanhamento, que deve ser feito nas UBS's. A tuberculose é uma doença que é tratada pelo SUS e tem cura, e o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento”, ressaltou. 

A enfermeira Juliana Carvalho, da UBS Rubem Wanderley, pontuou a capacitação como fundamental para a atualização dos conhecimentos dos profissionais. 

“É essencial capacitar os profissionais que atuam no município a cerca de uma doença grave, transmissível e que temos casos em nossa cidade. Precisamos estar prontos para receber esse paciente, tratar e, assim, evitar que os bacilos circulem contagiando outras pessoas”, encerrou.

 

Compartilhe: