Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Ação destaca prevenção para doenças que mais afetam os homens

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (aquela em que as células crescem desordenadamente e podem se espalhar para órgãos e tecidos, processo chamado de metástase). No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Ciente disso, a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (22), no mês mundial de combate ao câncer de próstata e doenças masculinas, o Novembro Azul uma ação de conscientização e prevenção para os homens.
A programação aconteceu na Quadra Moacir Beltrão e contou com brindes, vacinas, palestras, exames de rotinas e testes rápidos realizados pelas equipes da Saúde.
Segundo Cleonia Barbosa, assessora administrativa da Atenção Básica em Saúde, a equipe construiu a ação que está dentro do calendário realçando a importância dos exames para a prevenção da doença, assim como os cuidados com a saúde masculina. “Estamos empenhados, em levar essas informações ao maior número de pessoas, em especial aos homens”, disse.
O aposentado José Eurico, morador da Lagoa do Pau, aproveitou a ação para ter mais informação com as palestras e reavaliar como estava a saúde realizando os testes rápidos. “A ação foi ótima, o atendimento foi muito bom. É muito importante a atualização referente ao tema e avaliar a saúde, faço meus exames sempre, infelizmente o preconceito ainda hoje predomina” destacou.
Outro que participou da programação foi Antônio Berlim, “Fiquei impressionado com o pessoal de Coruripe, muito simpático. E a equipe toda da Saúde atendendo a gente aqui com maior disposição, com carinho, desde lá do postinho da Lagoa do Pau, porque sou de São Paulo e estou morando lá agora. A questão do novembro azul, realmente há um grande preconceito. Eu realizo exames preventivos, porque o meu pai morreu de câncer de próstata. Então, já há uma genética, já há uma pré-disposição, então eu cuido sempre disso”, disse Antônio Berlim, palestrante na área comportamental.
Sobre o Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.

.jpg)


.jpeg)