O público alvo foram os profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, pais e responsáveis
Texto e Fotos: Anne Rose
A Semana do Bebê começou na última segunda-feira (29) com várias atividades que visam fortalecer as ações referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos no município. E seguindo a programação, aconteceu nesta quarta-feira (31), no IFAL- Campus Coruripe uma palestra com o tema: Diagnóstico e Identificação Precoce no Transtorno do Espectro Autista: Uma Visão Interdisciplinar.
A palestra que teve como público alvo profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, pais e responsáveis de crianças autistas, foi ministrada pela fonoaudióloga Mariana Almeida e pela psicóloga Brenda Oliveira, ambas profissionais do Espaço Trate, da Prefeitura de Arapiraca.
A fonoaudióloga Mariana Almeida explicou que os casos de autismo vêm crescendo muito e que é preciso um trabalho multidisciplinar para fazer o diagnóstico e acompanhamento adequado dessas crianças. “A cada 32 crianças que nascem uma tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto mais cedo os pais procurarem ajuda e o acompanhamento for iniciado, mais chances essa criança tem de sucesso no tratamento e isso diminui as chances de ter seu desenvolvimento prejudicado”, frisou a profissional.
A psicóloga Brenda Oliveira parabenizou o município de Coruripe pelo trabalho que vem realizando com as crianças autistas.
“Nós
que atuamos na área sabemos que a luta é grande, mas o resultado é muito
satisfatório quando observamos que as crianças e adolescentes que acompanhamos
estão conseguindo viver melhor. Coruripe está no caminho certo, buscando
capacitar seus profissionais para atender melhor esse público tão importante
que são as pessoas com autismo”, encerrou a representante do Espaço Trate.