Semed realiza capacitação para profissionais da Educação Inclusiva

Foto

Durante o evento os profissionais conheceram o Programa Cognvox

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

Dando seguimento as ações de Formação Continuada para toda a rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Coruripe (Semed) realizou nesta sexta-feira (24), uma capacitação para os profissionais das escolas que trabalham no atendimento educacional especializado (AEE).

O evento  teve como objetivo apresentar o programa Cognvox aos profissinais, bem como distrinchar como ele irá funcionar na prática dentro das escolas. Nesta primeira fase, as unidades contempladas foram: Maria Rocha, Santa Sofia, Cláudio Daniel, Liege Gama, General Goes Monteiro e José de Carvalho Souza. 

O Cognvox é um programa de desenvolvimento cognitivo para pessoas neurodiversas, o que inclui deficientes intelectuais, portadores de síndrome de down, todo espectro do autismo, transtornos gerais de aprendizagem e específicos como TDAH, dislexia, discalculia e paralisia cerebral. O foco é contribuir com o desenvolvimento social, escolar e profissional dos alunos com deficiência.

A secretária de Educação Cintya Alves falou da alegria em fortalecer a educação inclusiva do município através de um programa inovador como o Cognvox.

“Somos a primeira rede pública de ensino a implantar o Cognvox e na próxima segunda-feira, dia 27 as escolas contempladas começarão a utilizar o programa, que é voltado a fortalecer o desenvolvimento dos alunos com deficiência. Em breve marcaremos também um momento com os pais dos alunos atendidos para apresentação do programa, pois eles também são assistidos pelo Cognvox através de consultas mensais com psicólogos.  Para nós, que fazemos a educação de Coruripe é uma grande alegria poder fortalecer e dar para a educação inclusiva a verdadeira importância que ela merece. Sou grata ao prefeito Marcelo por ser tão sensível a esta causa e não medir esforços para trazer o melhor para os nossos alunos”, enfatizou. 

Renata Lima, professora do AEE da Escola José de Carvalho Souza, em Barreiras destacou que o programa é uma ferramenta importante para somar com as ações que já são realizadas nas escolas. 

“O Cognvox é um presente que a rede municipal de ensino está ganhando, pois ele irá contribuir bastante com o desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos, através da tecnologia assistiva que agrupa dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência e reabilitação, além melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. O programa vem para subsidiar os profissionais a trabalharem de forma mais assertiva buscando, o fortalecimento das potencialidades de cada aluno”, ressaltou ela. 

A diretora científica do programa, Fabiana Wanderley pontuou o que foi abordado no evento com os profissionais.

“A capacitação foi dividida em três momentos; a apresentação do Cognvox, o que é de fato AEE e um treinamento prático de como a ferramenta funciona. Esse momento é ímpar, pois estamos dando o start com o programa em Coruripe, que trará um protagonismo social e educacional para o município por esse o primeiro a implantar no estado. Então, nós convocamos a todos a se engajarem nesse processo, pois a inclusão de depende de todos”, finalizou Wanderley.

Compartilhe: