SMTT e Secretaria de Saúde realizam ação de conscientização sobre prevenção de acidentes de trânsito e mutirão de testes rápidos

Foto

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Saúde realizaram nesta quarta-feira (26), na parte alta da cidade, uma blitz educativa, com panfletagem e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

A campanha Maio Amarelo 2021 tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O movimento  nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o intuito de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. 

“O objetivo dessa ação é conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para que a vida venha ser preservada, e também promover a empatia e a humanização no trânsito”, destacou Cleber Medeiros, Agente de Trânsito da SMTT.

O Coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde (Nups), Wilson Joaquim enfatizou que esse tipo de ação sempre tem uma adesão muito boa. “Hoje realizamos uma junção com a SMTT sobre a Campanha Maio Amarelo e está sendo um sucesso, a procura pelos testes rápidos tem sido grande e isso mostra que realmente as pessoas estão mais esclarecidas quanto à importância dos cuidados com a saúde”, disse ele.

“Eu me cuido muito, pois sou diabético e essa doença não é brincadeira. Sempre que têm essas campanhas eu faço todos os exames possíveis, é uma forma de me prevenir contra outras doenças que se descobertas cedo a chance de cura ou tratamento com sucesso são maiores”, ressaltou José Luís, de 54 anos.

“Durante essas ações algumas pessoas testam positivo e nós as orientamos a procurar a Unidade de Saúde para começar o tratamento, por isso é importante ao menos duas vezes no ano todos realizarem esses testes, pois essas doenças são silenciosas e em muitos casos demoram em apresentar sintomas, o quanto antes forem descobertas é melhor para o paciente”, concluiu a assistente social do CTA, Cecília de Jesus.

Os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.

A ação continua nesta quinta (27), na Praça Dr. Castro Azevedo a partir das 9h, com os testes rápidos e distribuição de panfletos educativos.

Compartilhe: