Volta às aulas: Reuniões alinham detalhes para a retomada das aulas de forma híbrida na rede municipal

Foto

Os encontros reuniram gestores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas municipais para alinhar o início das aulas que está previsto para o próximo dia 20 de setembro

Texto: Anne Rose/ Foto: Alê Araújo

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Educação (Semed) vem realizando uma série de reuniões com gestores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas municipais, para um alinhamento sobre a retomada das aulas, que inicialmente acontecerá de forma híbrida.

A programação segue com treinamento para monitores e motoristas sobre os protocolos de segurança, formações pedagógicas, formações com a equipe da vigilância sanitária nas escolas sobre os protocolos de segurança, além de workshop e lives de acolhimento para os profissionais.

“Nosso objetivo é receber os nossos alunos com a maior segurança possível, mas sem esquecer é claro da qualidade do ensino. Por isso, desde o início da gestão tentamos conciliar essas ferramentas em benefício dos alunos”, frisou o secretário de Educação, Djalma Barros.

Todas as escolas seguirão os protocolos de segurança estabelecidos no documento das Diretrizes de Saúde e Segurança na Retomada das Aulas Presenciais, elaborado pela Semed com base nas orientações dos órgãos oficiais de Saúde Pública.

O documento define que todos os funcionários deverão ser treinados em relação aos protocolos de segurança, que o transporte escolar tenha o número de alunos reduzido por veículo, mantendo o distanciamento social adequado, que todos os alunos tenham a temperatura aferida ao entrar na escola, uso obrigatório do tapete de desinfecção de calçados nas entradas, desinfecção das unidades escolares antes, durante e após as atividades diárias, uso de máscara e o álcool 70%, além de outros protocolos a serem implantados para receber os alunos com segurança.

A gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha destacou que o cronograma de atividades que antecedem a volta às aulas visa alinhar as estratégias.

“O intuito do cronograma é alinhar as estratégias e deixar nossa rede de ensino falando a mesma língua no que diz respeito aos protocolos segurança. Estamos trabalhando todos os detalhes, desde a sinalização que está sendo implantada nas unidades escolares até a acolhida aos alunos e formação dos professores”, pontuou ela.

O coordenador pedagógico, Edno Santos da Escola de Educação Básica José de Carvalho Souza ressaltou que a expectativa é grande para receber os novos colaboradores e alunos nessa retomada. 

“Estamos ansiosos para receber os funcionários e as crianças novamente na escola, a expectativa é grande para que juntos possamos trabalhar em prol da recuperação dos níveis de aprendizagem dos nossos alunos, que foram muito prejudicados pela pandemia”, destacou o coordenador.

As aulas seguindo o modelo híbrido estão previstas para começar em toda a rede municipal no próximo dia 20 de setembro, onde as turmas serão divididas em duas, A e B, e em uma semana a turma A assiste as aulas de forma presencial e a B realiza atividades em casa e na outra semana a turma B volta para a escola e a turma A segue uma programação em casa.

Uma semana após o retorno das aulas a Semed irá realizar uma avaliação de diagnóstico através do Instituto Alfa e Beto com todos os alunos, para medir o nível de dificuldade e buscar mecanismos de recuperação para as competências prejudicadas pela pandemia.

Compartilhe: