Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quarta-feira, 1 de setembro de 2021
12:00

Volta às aulas: Reuniões alinham detalhes para a retomada das aulas de forma híbrida na rede municipal

Compartilhar:
Volta às aulas: Reuniões alinham detalhes para a retomada das aulas de forma híbrida na rede municipal

Os encontros reuniram gestores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas municipais para alinhar o início das aulas que está previsto para o próximo dia 20 de setembro

Texto: Anne Rose/ Foto: Alê Araújo

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Educação (Semed) vem realizando uma série de reuniões com gestores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas municipais, para um alinhamento sobre a retomada das aulas, que inicialmente acontecerá de forma híbrida.

A programação segue com treinamento para monitores e motoristas sobre os protocolos de segurança, formações pedagógicas, formações com a equipe da vigilância sanitária nas escolas sobre os protocolos de segurança, além de workshop e lives de acolhimento para os profissionais.

“Nosso objetivo é receber os nossos alunos com a maior segurança possível, mas sem esquecer é claro da qualidade do ensino. Por isso, desde o início da gestão tentamos conciliar essas ferramentas em benefício dos alunos”, frisou o secretário de Educação, Djalma Barros.

Todas as escolas seguirão os protocolos de segurança estabelecidos no documento das Diretrizes de Saúde e Segurança na Retomada das Aulas Presenciais, elaborado pela Semed com base nas orientações dos órgãos oficiais de Saúde Pública.

O documento define que todos os funcionários deverão ser treinados em relação aos protocolos de segurança, que o transporte escolar tenha o número de alunos reduzido por veículo, mantendo o distanciamento social adequado, que todos os alunos tenham a temperatura aferida ao entrar na escola, uso obrigatório do tapete de desinfecção de calçados nas entradas, desinfecção das unidades escolares antes, durante e após as atividades diárias, uso de máscara e o álcool 70%, além de outros protocolos a serem implantados para receber os alunos com segurança.

A gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha destacou que o cronograma de atividades que antecedem a volta às aulas visa alinhar as estratégias.

“O intuito do cronograma é alinhar as estratégias e deixar nossa rede de ensino falando a mesma língua no que diz respeito aos protocolos segurança. Estamos trabalhando todos os detalhes, desde a sinalização que está sendo implantada nas unidades escolares até a acolhida aos alunos e formação dos professores”, pontuou ela.

O coordenador pedagógico, Edno Santos da Escola de Educação Básica José de Carvalho Souza ressaltou que a expectativa é grande para receber os novos colaboradores e alunos nessa retomada. 

“Estamos ansiosos para receber os funcionários e as crianças novamente na escola, a expectativa é grande para que juntos possamos trabalhar em prol da recuperação dos níveis de aprendizagem dos nossos alunos, que foram muito prejudicados pela pandemia”, destacou o coordenador.

As aulas seguindo o modelo híbrido estão previstas para começar em toda a rede municipal no próximo dia 20 de setembro, onde as turmas serão divididas em duas, A e B, e em uma semana a turma A assiste as aulas de forma presencial e a B realiza atividades em casa e na outra semana a turma B volta para a escola e a turma A segue uma programação em casa.

Uma semana após o retorno das aulas a Semed irá realizar uma avaliação de diagnóstico através do Instituto Alfa e Beto com todos os alunos, para medir o nível de dificuldade e buscar mecanismos de recuperação para as competências prejudicadas pela pandemia.

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.