Ação visa capacitar lideranças comunitárias e faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial
Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida
A Prefeitura de Coruripe iniciou nesta terça-feira (7) uma capacitação em Associativismo e Organização Comunitária voltada aos moradores dos conjuntos Manoel Lessa, Nelson Costa e Luiz Simões II e III. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), uma parceria entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e o Instituto João de Barro.
A capacitação realizada pelo Instituto João de Barro aconteceu em duas etapas, pela manhã na Quadra do Residencial Manoel Lessa e a tarde na Quadra do residencial Nelson Costa.
“Estamos aqui mais uma vez em Coruripe nos residenciais desenvolvendo uma ação em parceria com a Prefeitura de Coruripe, Caixa Econômica Federal e Instituto João de Barro. Nosso objetivo é falar sobre associativismo demonstrando a importância de uma organização comunitária para o desenvolvimento local, tornando essas lideranças multiplicadoras das temáticas. Contamos com o apoio de Manoel Santos da Secretaria de Indústria, Comércio e Economia Solidária e presidente da Adelisco”, explicou Manoela Calado, do Instituto João de Barro.
Moradora do residencial Manoel Lessa, a agente de saúde Simony Gomes contou que espera que o curso consiga abrir a mente da maioria, para que entendam da forma correta o que é o associativismo e seus benefícios. “Acredito que a partir da explicação, possamos contribuir mais com a comunidade”, apontou.
Rosiane Santos, residente do Conjunto Nelson Costa também contribuiu com sua presença atendendo ao chamado da equipe do Instituto. “Eu sempre participo, para mim a conversa vai ser boa, a gente deve dá uma oportunidade para ouvir e entender”, comentou a moradora.
O encontro contou com os líderes da Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Nelson Costa representada por José Nilton Monteiro e da Associação do Conjunto Nelson Costa representada por José Claudevan.
A elaboração e execução do PDST vai envolver cerca de 950 famílias dos quatro conjuntos habitacionais, com o propósito de inclusão social.
A finalidade é:
• O desenvolvimento de atividades para a integração territorial,
• A inclusão social;
• O desenvolvimento econômico das famílias, melhorando a qualidade de vidas desses beneficiários;
Serão beneficiadas 500 famílias dos conjuntos Manoel Lessa e Luiz Simões II e III. E mais 456 famílias do Conjunto Nelson Costa com as atividades principais:
- Capacitação em associativismo e organização comunitária para grupo de líderes comunitários;
- Cursos de cuidador de idosos, assistente administrativo, cuidador infantil, atendente de farmácia, curso de panificação e recepcionista;
- Oficinas de educação financeira, coleta seletiva, combate à violência intrafamiliar, combate à violência contra a mulher e combate à violência contra o idoso, combate ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes e oficina de gestão do residencial pós ocupação.